A celebração Dominical da Eucaristia do Senhor e o dia tem um papel fundamentado na vida da Igreja. "No domingo, em que o mistério pascal é celebrado por apostólico tradição, devem ser observadas em toda a Igreja como um feriado de preceito primário" (CIC cân. 1246, § 1).

«Também observar o dia da Natividade de nosso Senhor Jesus Cristo, Epifania, ascensão, mais sagrado corpo e sangue de Cristo, Maria Santíssima Mãe de Deus, Imaculada Conceição e Assunção, são José, Santos Apóstolos Pedro e Paulo e finalmente, todos os Santos» (CIC cân. 1246, § 1).

Esta prática do Christian Assembly remonta aos primórdios da era apostólica (cf Atos 2, 42-46; 1 Co 11, 17). A carta aos Hebreus diz: "não abandonar seu Assembly, como alguns tendem a fazer, pelo contrário, incentivamos uns aos outros" (Hb 10:25).

«A tradição preserva a memória de uma exortação sempre actual: "Come a igreja cedo, chegar mais perto do Senhor e confessar os seus pecados, arrependa-se em oração [...]"» Participar da liturgia sagrada e divina, terminar sua oração e não sair antes da despedida [...] Muitas vezes temos dito: este dia que é dado para a oração e de descanso. É o dia que o Senhor fez. "Ele nós exultamos e desfrutar" (Pseudo-Eusébio de Alexandria, Sermo de die Dominica).